Philadelphia : ” O Lugar de Origem dos US”

Liberty Bell
Mesmo sem Ronald, estou decidida a cumprir o que ele havía planejado: fazer com que eu visitasse todos os estados americanos e, assim, pudesse afirmar que  realmente conhecia o país dele – com a diversidade que lhe é tão marcante. Juntos, estivemos em vinte e seis estados. Sozinha, estou dando continuidade a esse projeto. Nesta viagem, fui direto à Giorgia para estar com meu filho, meu neto e minha nora. Acrescentei, no entanto, Pensilvânia, que eu ainda não conhecia.
Percorremos caminhando o trecho marcado no mapa de Phillys. Ufff!
Foi uma excelente  decisão, que – reconheço agora – ter sido  impulsionada pelo inestimável  aporte da querida Edmara Cavalcanti Reid. Realmente, eu detinha poucas informações sobre a  cidade – e essas eram vinculadas a leituras  sobre a história dos Estados Unidos e a minha admiração  por Philadelphia, que , a meu ver, deveria ter ganho o Oscar de melhor filme em 1993.
Escultura junto à Estação de Trens
Estão lembrados desse filme? Foi um dos primeiros a abordar HIV/AIDS, homossexualidade e homofobia. Respeitoso e  comovente, tinha o magnífico desempenho de Tom Hanks e de Denzel Washington. Na abertura – como trilha sonora Streets of  Philadelphia –  mostrava partes da cidade, que me pareceu pouco atraente em relação ao que vi agora. Eu receava encontrar semelhanças fortes com Detroit – de que não gosto – mas fui surpreendida por um lugar bonito e cativante, que penso voltar a ver.

Distante 138 km de New York ( 1h30min de trem) , Philadelphia – ou a Cidade do Amor Fraterno como indica o próprio nome, ou ainda Phillys como é carinhosamente chamada – foi fundada em outubro de 1682, por William Penn, que procurou torná-la mais humana, proibindo, por exemplo,  a pena de  morte para crimes de roubo, penalidade há muito aplicada.

A educação também foi sempre um dos pontos fortes da Philadelphia. Benjamin Franklin, funcionário público, jornalista, abolicionista, editor e autor, que nasceu em Boston, mas viveu e morreu em Phillys, liderou o início da inovação americana, criando  a primeira Universidade, o primeiro Hospital e o primeiro zoológico – pessoas que fazem a diferença em qualquer tempo…
Adicionar legenda
Prédio da Maçonaria
A imagem de Benjamin Franklin seguramente está entre as mais desejadas e procuradas no mundo….pois ela está  nas notas de cem dólares – daí a referência a ter ou não ter benjamins. Como inventor, Ben está ainda bastante  próximo de muitas pessoas por meio de dois de seus  inventos mais conhecidos:  os óculos bifocais e o pára-raios.

Com  ruas geometricamente desenhadas,  arranha-céus,  casas e alguns edifícios em estilo antigo, lojas de marcas famosas, mercearias de bairro e mercados  em prédios abertos ou cobertos, Phillys seria uma típica cidade americana – todas iguais, todas diferentes, como se costuma dizer – se não fora o fato de ter sido o berço dos Estados Unidos e sua capital por algum tempo.
A cidade mais…..
… verde do País.
Tem o Plano de Desenvolvimento mais antigo dos Estados Unidos, com ruas largas, muita arborização e cinco parques construídos de imediato por William Penn quando da fundação  da cidade. Hoje, muitas esculturas podem ser vistas em espaços públicos, muitos jardins primorosamente cuidados e – sorte minha – muitas flores já que é primavera.
Old City – o Bairro histórico de Phillys
Como não ser a mais histórica das cidades do País  se aqui Ben Franklin, defensor  das ideias republicanas, viveu e lutou pela independência americana? Se  foi onde a Carta de Independência dos Estados Unidos  foi assinada? Se é a cidade onde se pode ver  Liberty Bell, o Sino da Liberdade, e  o Independence Hall, Patrimônio Mundial da UNESCO?
Nós o Povo….
Banhada pelo rio Delaware, com margens muito bem urbanizadas, Phillys é a mais populosa cidade da Pennsylvania, com mais de um milhão e meio de habitantes e a quinta mais povoada dos US. Ela correspondendo ao meu  antigo sonho de acesso público à arte , já que ali podem ser  encontradas 3600 obras de arte a céu aberto, entre elas, esplêndidos murais.
Grande mural cobrindo a lateral de um prédio
Há bons hoteis na cidade – redes de hoteis conhecidas e confiáveis – e mais de 2500 restaurantes, 200 deles do tipo Leve sua Bebida, e cerca de 300 cafés. Seu mais famoso prato, entretanto, é um sanduíche: o Philly Cheese-steak, composto por uma baguete, alcatre, cebolas preparadas numa chapa e queijo cheddar derretido. Supergostoso.

Reserve ao menos três dias para ver Philadelphia e apreciar devidamente o que a cidade oferece,como:
:

Chinatown

Love Park

Catedral de São Pedro e São Paulo…e…
….o  cemitério da Catedral.
Passeio bem informativo…….

Mercado Público

árvores,
esculturas,

Sítios históricos e flores.


“Eu amo todas as coisas, umas mais do que as outras

Não nenhuma mais do que outra, mas sempre mais as que estou vendo
Do que as que vi ou verei.
Nada para mim é tão belo como o movimento e as sensações.
A vida é uma grande feira e tudo são barracas e saltimbancos.
Penso nisto, enterneço-me mas não sossego nunca.”
Fernando Pessoa
Society Hill
Caminhe sobre o antigo bairro…..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *