O Grandioso MoMA de Nova York

      Nenhum comentário em O Grandioso MoMA de Nova York
Gustav Kimt – Ástria
O Museu de Arte Moderna – Mueum of Modern Art ou MoMA – teve sua origem numa instituição educacional, em Nova York, no ano de 1929. Nasceu pequeno e simples e hoje é considerado o principal museu de arte moderna do mundo. Chegamos cedo Edmara e eu, mas a fila para compra de ingressos já estava bem longa, e muita gente  caminhava pelo prédio.
Pablo Picasso  – Espanha
É grandioso o acervo e a prédio deste Museu. Interessante saber que começou com uma doação de oito gravuras e um único desenho e que, atualmente,  sua coleção beira a 200 mil pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, plantas arqutetônicas, maquetes e objetos de design. Seu patrimônio, todavia, não pára por aí.
Modigliani – Itália
O MoMA abriga também uma biblioteca com mais de 300 mil livros, cadernos de rascunho de artistas famosos e periódicos – todos, de referência em arte. Guarda ainda 22 mil filmes, vídeos e obras em diferentes mídias, além de milhares de fotos, incluindo imagens da construção do prédio e de exposições nele realizadas.
August Macke – Alemanha
Além de notáveis obras, como as de Vincent Van Gogh, Pablo Picasso, Paul Cézanne, Frida Kahlo, Henri Matisse, Claude Monet e tantos outros internacionais, o Museu mantém expressiva coleção de obras de artistas norte-americanos, como Andy Warhol, Mark Rothko, Edward Hopper, Georgia O”Keeffe e Jackson Pollock.
Andy Warhol – USA – foto pertencente ao MoMA
Não me parece haver exagero quando afirmam que o Museu  de Arte Moderna de Nova York possui a melhor coleção de obras – primas do mundo. E mesmo para alguém que não curte obras de arte, a visita continua sendo aconselhada, pela arquitetura do prédio, pelos espaços surpreendentes, pelas pessoas que por ali transitam…Sim! e o restaurante serve muito bem e por preços acessíveis.
Detalhe da arquitetura interna do MoMA
“Não quero a noite
senão quando a aurora
A fez em ouro e azul se diluir.
O que a minha alma ignora
É isso que quero possuir.”


Fernando Pessoa

” New York, New York “


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *